08 janeiro, 2011

Consumismo.com












bem , infelismente o título de hoje se refere a minha pessoa.
tô planejando viajar no carnaval pra uma praia bem bacana e isso ta me custando
uma furtuna!!! é passagem aérea , hotel , abadá ... enfim vai ter que valer muito pena pq...
então hoje eu resolvi postar um texto sobre consumismo para conscientizar vc´s do perigo que é ter uns trocados no bolso e um montão de dinheiro de plastico...

O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade bens, mercadorias e/ou serviços. Ele se deixa influenciar excessivamente pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo calam fundo na mente humana. Não é à toa que o universo contemporâneo no qual habitamos é conhecido como “sociedade de consumo”. Depois da Revolução Industrial, que possibilitou o aumento da escala de produção e incrementou o volume de mercadorias em circulação, o mundo se modificou profundamente. Com a industrialização veio o desenvolvimento econômico nos moldes do liberalismo e o consumismo alienado, ou seja, é como se as mercadorias fossem entidades abstratas e autônomas, independentes dos esforços humanos. Porque agora o homem não consome mais, como outrora, os produtos que ele mesmo elabora. Ele se encontra apartado dos frutos de seu próprio trabalho.

O consumista não age como o consumidor, que compra as mercadorias e os serviços de que necessita para sua existência, já aquele está sempre atravessando as fronteiras da necessidade e tocando as margens do supérfluo. Ele atua muitas vezes movido por distúrbios emocionais e psicológicos, ou por motivações sócio-econômicas, como uma espécie de compensação pela frieza do convívio social, pela carência financeira, por uma auto-estima deteriorada, e por tantas outras razões. O resultado dessa atitude impulsiva é geralmente o endividamento crescente, então o indivíduo assume uma sobrecarga de trabalho, na tentativa de eliminar as dívidas, conseqüentemente é submetido a um regime de exploração no trabalho, novamente se vê emocionalmente frágil e se torna propenso de novo ao consumismo feroz. Como se percebe, cria-se um círculo vicioso, do qual somente com muito esforço e um eficaz tratamento terapêutico o sujeito pode se libertar.

se identificou?
então esta na hora de procurar ajuda por que o trem ta feio pro seu lado.

att,

Um comentário:

  1. ei Carol,como tá de férias? Não sabia que vc tinha blog. Tô te seguindo, passa no meu depois, bjos!

    http://www.decauxthaisr.blogspot.com/

    ResponderExcluir