01 junho, 2010

a patologia do amor


começando o mês dos namorados dedico este post aos enamorados de plantão e aos que ainda pretendem se amarrar...

Há quem diga que um pouco de ciúmes serve para apimentar uma relação mas até quando uma ceninha boba pode virar um caso de doença. Não há relação amorosa no mundo que não tenha sido ou que não será, num momento ou noutro, abalada pelos ciúmes de um dos elementos do casal. Faz parte da natureza humana e parece, quase sempre, mais forte do que nós, porém, não é. Ou seja, controlar os ataques de ciúmes é mais fácil do que imagina e vale a pena o esforço – a bem da sua sanidade mental e a bem do amor entre o casal… caso contrário, pode ser o início do fim de qualquer relação.
Hj eu ouvi uma historia meio sinistra , Maria*( mudei o nome p bofe não identificar ta...) , uma guria que trabalha comigo, me contou que um dia desses ela foi almoçar na casa do namorado e depois viria trabalhar. Como o carro do sujeito tava dando PT ela foi de busão msm e, o moço foi levá- la no ponto ( até ai tudo bem), porém quando o onibus chegou ele resolveu soltar as asinhas, falando que era p/ ela sentar atrás no ônibus e longe de qualquer homem. Ate aí já é absurdo ,mas o pior ainda estava por vir, quando eu já estava achando a história absurda a guria me deixou de cabelo em pé : ela contou que quando o ônibus dava a volta na avenida ela olhou p cima e viu o namorado no alto de um barranco com as mãos na testa tentando ver dentro do ônibus !!! detalhe o ônibus em questão tinha vidros fumê!!!!e ela estava de preto!!!


Só me restou cair na gargalhada , mas ficou a historia.


Garotas cuidado namorados pegajosos e cuimentos( tão démodé ), se vc é uma garota do séc. XX1 de primeira vai seguir algumas dicas para se livrar desse tipinho:

1. Reflita: Será que ele(a) está com ciúme porque te ama, sente sua falta ou apenas porque é uma pessoa controladora e gosta de tomar posse de tudo?

2.
Questione-se: Do mesmo jeito que ainda tem gente que pensa que ciúme é amor, ainda tem gente que acha legal deixar o outro sempre inseguro.

3.
Relaxe: Uma pessoa com ciúme é uma pessoa nervosa , estressada ou muuuuito tensa.

4.
. Argumente: Qual o motivo de tanto ciúme? Se você tem confiança nele(a) porque ele(a) não teria em você? Será que o problema não está na sua insegurança?

5.
Se tem ciúmes de seus amigos(as), integre-o(a) no seu grupo de amizades, e faça ele(a) ver que você está em boa companhia, e portanto, não tem porque se preocupar. Porque não vale a pena se afastar de seus amigo em prol do seu bem.

6.
Imponha-se: Às vezes brigar é necessário e positivo. Muitas discussões são marcos para o avanço do namoro. Porque se for para vcs ficarem juntos tudo vai dar certo.

7.
Avise-o(a): Ciúmes é bom, mas em pequena quantidade. Se ultrapassar o limite, chega a perturbar a relação, e isso não é bom para um casal. Se estão juntos, é porque se gostam muito. Faça entender que você gosta dele(a) e que confia nele(a), mas quer essa confiança em troca também.



Então fique atenta(o) aos sinais : se ele/ela...

Faz interrogatórios excessivos... As pessoas que têm muitos ciúmes têm por hábito ficar perguntando sobre tudo(tuuuuudo mesmo) o que se passou no seu dia ou numa saída com os amigos.
Comentários sobre a forma como se veste... Este é um clássico, tipo : “vc não vai vestir isso neh??? Tão antigooo) , sendo que muitas vezes a pessoa ciumenta admite que apenas pode vestir determinada roupa quando sai com ele/ela. ( ai que chato...)

Escolta pessoal para todo o lado( igual o caso da minha coleguinha ...). Os ciúmes também se manifestam através da vontade e insistência contínua para acompanhar ou levar o companheiro(a) a todo e qualquer lugar, ( falei...)

Dezenas de telefonemas diários... ( Não confunda preocupação com possessão).

Zanga-se se olha para alguém do sexo oposto... Por norma, quem tem ciúmes – seja homem ou mulher – sofre de baixa auto-estima/auto-confiança e vive com receio de perder o seu parceiro(a),( ai que bobagem olhar não arranca pedaço, mas que dá uma vontadezinha que socar o fígado dele , isso dá...)

Interferência na vida social... As relações amorosas são apenas uma parte da vida social( entenderam garotas , uma parte), de qualquer pessoa, que geralmente inclui ainda amigos, família e passatempos pessoais.

Discussões frequentes... Numa relação em que uma das partes é ciumenta, as discussões são frequentes e intensas, normalmente são aquelas briguinhas “do nada” acabam virando uma bola de neve , virando aquelas tipicas cenas de ciúmes desproporcionadas.

Acusações de infidelidade... Mais do que ter ciúmes, as pessoas ciumentas têm necessidade de contar p todos que tem ciúmes mesmo e daí e em qualquer situação – trabalhar até tarde, um almoço de família ou uma má disposição – que obrigue os elementos do casal a estarem separados, serve de pretesto para a pessoa ciumenta acusar o outro(a) de ser infiel.

Cenas de ciúmes... Essas são as clássicas de casais ciumentos . em uma relação marcada pelo ciúme sempre há as famosas cenas de ciúmes de um ou de ambos os enamorados e estas tanto podem ser em privado, como em público( traduzindo os barracos nossos de cada dia ). Porém, se cada saída acaba por ser estragada por um ataque de ciúmes – independentemente de estarem rodeados de amigos, familiares ou estranhos – é porque alguém estava a controlar alguém, em vez de desfrutar da sua companhia.

FUJAM o mais rápido possível pois nenhum amor , por mais gostoso que seja, sobrevive em meio a tanto ciúme .
Essa foi a dica para quem está amando , pertinho do dia dos namorados... em breve um post bacana sobre a data...

Nenhum comentário:

Postar um comentário