19 março, 2010

Dica do fds: química pura



As relações humanas são tão esquisitas as vezes vcs já perceberam? Tem vezes q vc gosta de uma pessoa que não gosta tanto assim de vc e o q vc faz : briga , implica, desdenha (infantil..). Porém , se essa pessoa aparece c/ outra pessoa aparece com outra vc senti um ciúme incontrolável e apesar de não admitir ( e vc nunca admite)todos sabem o que existe ali é amor ( só não falam p/ não te magoar) , o mais moleque de todos.

Mas o meu tipo de amor favorito ( ah sim ,há vários tipos de amor) é o olhado. Sabe quando aquela pessoa te olha e vc quer sair correndo dali e agarrá-lo(a) (não importando o lugar, hora ou faixa etária). Incontrolável . Esse é um dos melhores .
Mas , pena que o amor por si só não é o suficiente em uma relação ( pessimista ). As vezes , depois de tudo (tudo mesmo...), o que sustenta uma relação duradoura é a amizade, ter alguém com quem conversar pela manha , pra rir das suas piadas( mesmo sendo extremamente sem graça...) e p/ partilhar uma vida com vc.

Então ai vai a dica da semana: quando seu coração começar a dar piruetas so pq ele esta perto de vc , o que pode estar acontecendo é um fenômeno ... químico( isso mesmo!!!) . a dica dessa semana começou quando eu estava lendo uma reportagem na super interessante( é , eu pesquiso os temas dos post meus ratinhos...rsrs ) que falava sobre o par ideal e como o seu corpo pode te ajudar na hora da paquera. Segue alguns trechos e pra quem ficou com curiosidade é só entrar no site da revista:
“Não podia ser mais claro: só aquela pessoa entre as 6 bilhões do planeta pode fazer você sentir o que está sentindo. E é muita coisa. Você está mais feliz do que uma criança numa piscina de algodão-doce, as preocupações sumiram... Na verdade, o resto do mundo evaporou. Ela é tudo o que importa. Se ela está longe, você sente dor. Dor para valer, como se tivesse apanhado. Mas, se ela chega perto, vira o melhor analgésico do mundo. Parabéns: você está apaixonado. Caiu na maior peça que a natureza já pregou. Do ponto de vista de quem estuda o assunto, há um consenso: a paixão é o jeito que o seu corpo encontrou de avisar outra pessoa que uma força maior, totalmente incontrolável, fará com que você esteja sempre por perto.”


“O amor funciona mais ou menos assim. Com a diferença que a natureza não escreve leis no papel, mas no seu corpo. Como saber que um parceiro não vai trocar você, leitora, pelo primeiro rabo-de-saia com mais balanço que o seu? E você, leitor? Quem garante que ela não vai fugir com o professor da academia na semana que vem? Ambas as escolhas podem ser tão racionais quanto mudar para um apartamento melhor. Então qual é a saída? Juntar-se com alguém que não está com você por um motivo racional, mas justamente pelo oposto disso: uma emoção. “Uma emoção que a pessoa não decidiu sentir e, portanto, não pode decidir não sentir. Uma emoção que não será imediatamente transferida para outro. Uma emoção que garantidamente não é simulada, porque tem custos fisiológicos como taquicardia, insônia e anorexia. Uma emoção como o amor romântico”, diz o psicólogo Steven Pinker, da Universidade Harvard, em seu livro Como a Mente Funciona.”


“O processo, lá dentro, começa com descargas de dopamina – a mesma substância que a cocaína e a heroína ativam no cérebro. É ela que faz você se sentir violentamente feliz quando o ser amado está por perto. É ela que dá a sensação de que o mundo todo está soltando fogos enquanto vocês se beijam. Por outro lado, os efeitos colaterais são insônia, taquicardia e falta de apetite. Sem falar na sensação de dependência química – as dores físicas que os apaixonados sentem têm um paralelo nas crises de abstinência dos viciados em drogas.”


“Essa montanha-russa é demais para qualquer organismo. Por isso mesmo a paixão tem data para expirar: até 3 anos. E o que a faz evaporar é justamente um relacionamento saudável. Isso mesmo: quem destrói os hormônios da paixão são substâncias que o corpo libera durante os orgasmos (veja na página 100). Se a relação continuar bem, elas vão fazer você se sentir cada vez melhor com o seu par, fortalecendo os laços entre os dois. E serão o gatilho para o instinto de virar mãe e pai – as mulheres, por exemplo, têm esses mesmos hormônios ativados durante a amamentação. Aí todos vão viver felizes para sempre... A não ser que um dos dois pule fora para recomeçar esse jogo todo com outra pessoa. Afinal, paixão vicia. E nem todo mundo usa com moderação.” Revista SuperInteressante

Bacana ?? Enfim , para os apaixonados de plantão fica o alerta, em épocas de festas , shows, e outras aglomerações tome cuidado com o que vc anda sentindo, pode ser paixão .

Nenhum comentário:

Postar um comentário